Google Adwords para e-commerce: critérios e índices de qualidade para começar a anunciar na rede

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Para atrair clientes para o seu e-commerce, não basta dispor os conteúdos na página e esperar que os usuários cheguem até ela. É preciso apostar em recursos que reforcem a credibilidade da sua marca e façam sua empresa ser vista e lembrada. Neste sentido, as estratégias de anúncios online são um bom recurso para gerar visibilidade e colocar sua empresa no mapa. E o mais importante, costumam ser eficazes na geração de resultados rápidos ao oferecer serviços direcionados exatamente a quem os procura. Mas, para isso funcionar na prática, é preciso estar atento a alguns critérios de qualidade.

1. Atenção com as palavras-chave e as páginas de destino

Na tentativa de atrair tráfego orgânico para o site, muitas empresas têm exagerado na quantidade de palavras-chave inseridas no conteúdo das páginas. A recomendação é cuidar nessa dosagem para não entediar o consumidor com repetições desnecessárias. O Google também não enxerga positivamente esse excesso de palavras-chave e essa prática pode, inclusive, prejudicar o ranqueamento. Por isso, priorize a experiência que o usuário terá ao chegar na página de destino do anúncio, utilizando conteúdos e palavras que realmente têm a ver com o produto ou com o serviço oferecido. Além disso, esqueça anúncios “caça-cliques”, ou seja, muito atraentes mas que não entregam o que prometem. Tráfego intenso no site não é garantia de bons negócios para o e-commerce. Procure criar boas páginas de destino, que despertem o interesse e sejam assertivas ao oferecer exatamente o que o anúncio promete. Essa sim é a prática capaz de transformar novos visitantes em clientes.

2. Crie anúncios para celular

O site Think With Google sinaliza que 61% das pessoas que usam smartphones fazem pesquisas com o aparelho. Então, é essencial criar uma versão exclusiva do layout do e-commerce e do conteúdo dos anúncios para serem exibidos nesses dispositivos. Deste modo, eles se adaptam perfeitamente às dimensões da tela dos smartphones e proporcionam uma melhor experiência para o usuário.

3. Ajude o consumidor a encontrar o que busca

Certifique-se de que os anúncios sejam relevantes para as pesquisas dos usuários, ou seja, que haja uma forte relação entre o conteúdo do anúncio e a busca feita pelo usuário. Essa prática garante uma maior qualidade da sua publicidade perante ao Google. Por isso, traga informação de qualidade. Isso pode atrair mais clientes e, inclusive, reduzir os custos com publicidade. A qualidade de um anúncio é um quesito tão importante que há, inclusive, um índice para medí-la.

O que é o índice de qualidade?

O índice de qualidade Google Adwords – plataforma de anúncios e publicidade do Google – tem como objetivo proporcionar uma boa experiência para consumidores e anunciantes. Questões como páginas de destino, palavras-chave e os próprios anúncios são considerados neste indicador, que vai interferir diretamente sobre os custos dos anúncios online. Ou seja, quanto maior a relevância das páginas e dos anúncios, maior o índice de qualidade. Em uma avaliação de 1 a 10, quanto melhor a qualidade, mais baixo tende a ser o custo dos anúncios e melhor será a colocação da empresa nas páginas de busca. O índice pode ser um referencial para o aprimoramento do seu site e da experiência do usuário.

Sempre que alguém faz uma pesquisa no site de busca, o algoritmo procura exibir os anúncios mais relevantes primeiro. Quando o consumidor encontra facilmente o que procura, isso é positivo para ele, para os anunciantes e para o Google, já que anúncios online direcionados para o público correto podem gerar mais negócios.

Um bom índice de qualidade pode ajudar a garantir melhores custos dos anúncios online e melhores posições do seu anúncio de maneira geral. Mas esses posicionamentos não são definitivos. Em cada pesquisa feita no Google, é feito um leilão para definir os resultados que serão exibidos. E o índice de qualidade é um dos principais fatores de desempenho.

Como o índice de qualidade é calculado?

Para calcular o índice de qualidade, três fatores são considerados:

1. Taxa de cliques esperada
Como o nome já diz, ela considera a probabilidade do anúncio ser clicado.

2. Relevância do anúncio

Considera a relação entre o anúncio e a pesquisa feita pelo usuário.

3. Experiência na página de destino

Leva em conta a experiência do usuário, como a facilidade de navegação no site e a relevância. Para saber a avaliação dos seus anúncios, verifique o status, que pode ser acima da média, na média ou abaixo da média.

No fim das contas, observar esses quesitos vai garantir que seu anúncio chegue a mais pessoas e de maneira muito mais eficaz.

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